- Março 27, 2020
- Publicado por: admin
- Categoria: Notícias
Medicina costuma ser o curso mais disputado dos vestibulares e das seleções que usam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para ingressar na universidade, é necessário que os estudantes tracem um plano de estudos diferenciado e dediquem-se com afinco.
No depoimento abaixo, uma estudante do colégio SEIMA relata os detalhes de como foi a preparação para ingressar no curso de Medicina da UFPA.
Jennifer Assunção, estudante da Universidade Federal do Pará (UFPA) | 2020.
“Minha trajetória foi árdua, porém marcada com muito foco. Para alcançar qualquer vitória, não há outra saída. Quando temos um objetivo fixo, todos os sacrifícios e renúncias estarão alinhadas para alcançá-lo.”
‘O ENEM ou qualquer outro vestibular não se baseia apenas em saber conteúdo, mas também em ter MUITA estratégia de prova. Ninguém enfrenta um adversário sem antes conhecê-lo muito bem. Por isso digo: saber como o ENEM/vestibular funciona é tão importante quanto saber o conteúdo. A partir do momento que eu internalizei isso, a aprovação veio (depois de 3 anos).”
Conselhos
“Se você só consegue se imaginar sendo médico futuramente, não deixe nada nem ninguém te impedir de alcançar isso. Pessoas podem induzir você a repensar sobre esse sonho (quase inalcançável para muitos), mas mantenha-se firme naquilo que você realmente quer independentemente de passarem 2, 3, 6 anos.
Internalize todos os dias que você pode ser o que você quiser. Voe alto. Será difícil, doloroso, mas quando você ver seu nome no listão dos aprovados: ah tudo valerá a pena.”
“Siga ao máximo o conhecimento dos seus professores! Não ter vergonha de errar, e, consequentemente, pedir ajuda para consertar o erro é essencial para qualquer aprovação. Com certeza, os professores estarão dispostos a orientar você.”
Na faculdade
“Erros são oportunidades. Depois que eu conheci meus colegas de turma na UFPA, eu observei que eles eram pessoas como eu, cometiam erros, falavam bobagens as vezes e isso é super normal. Sem erros, ninguém evolui. Então jamais pense que para passar em medicina precisa ser gênio. A única e verdadeira fórmula é ESFORÇO PRÓPRIO.”
Faça como nossa ex-aluna Jenniffer, siga seus objetivos com foco e determinação. A fase dos vestibulares é um ciclo que todos os jovens irão passar, e devem passar com tranquilidade e confiança, acreditando que são capazes e que nós do colégio SEIMA estaremos sempre a disposição para ajuda-los.