Nossa história
No ano de 1990 no conjunto Antônio Teixeira Gueiros, quadra QE-6, casa nº 55 na cidade de Belém, Estado
do Pará reuniram-se as professoras Maria das Graças Azevedo Mendes, brasileira, casada, licenciada em história, advogada, professora e Maria de Nazaré da Silva Azevedo, solteira, professora de nível de primeira e quarta série do Ensino Fundamental, a fim de constituírem O Centro Educacional Bem- Me-Quer, organizado sob forma de sociedade por cotas de Responsabilidades LTDA, como entidade autônoma de direito privado e cujas finalidades,
administração, constituição patrimonial e forma de dissolução são as constantes de seu Estatuto. A partir desta reunião foi criado A Empresa Centro Educacional Bem-Me-Quer LTDA que mantém o Sistema de Ensino Integrado Mendes Azevedo, sendo mantido atualmente pela Entidade Mantenedora Rufino & Cia Inscrito no CNPJ nº 26.266.747/0001-80, credenciado no CEE.PA conforme Certificado nº 037 de 22.04.2008.
Hoje nossa escola comporta aproximadamente 512 alunos, 50 professores , 65 funcionários. Nossa escola possui quadra poliesportiva, sala de leitura, computadores, com acesso a Internet, cantina, sala de professores, professores habilitados a exercerem suas funções profissionais nas áreas de ensino. Atualmente ministra cursos: Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1ª a 9ª Ano e Ensino Médio(1ª ,2ª e 2ª série).
Missão da Escola
O Sistema de Ensino Integrado Mendes Azevedo têm como função principal respeitar e valorizar as experiências de vida dos educandos e de suas famílias. Temos como propósito fortalecer nos educandos, a postura humana e os valores aprendidos: a criticidade, a sensibilidade, a contestação social, a criatividade diante das situações difíceis, a esperança. Queremos deste modo, formar seres humanos com dignidade, identidade e projeto de futuro.
Objetivo Geral da Escola
– Elevar o desempenho acadêmico dos alunos;
– Fortalecer a participação dos pais na escola;
– Dinamizar a gestão escolar.
Plano de Ação
Metas | Ações
a) Envolver os pais nas atividades realizadas na escola;
· Promover gincanas culturais e esportivas;
b) Incentivar o resgate dos valores morais;
· Promover momentos de reflexão com atividades em classe, tendo como apoio os
equipamentos tecnológicos;
· Trabalhar com filmes e músicas que desperte o respeito mútuo, solidariedade e valores;
· Promover trabalhos de campos, que evidencie as consequências de atitudes indisciplinadas
e/ou infracionárias;
c) Elevar a qualidade do ensino aprendizagem;
· Realizar projetos envolvendo as datas cívicas e comemorativas, com temas de
acontecimentos emergenciais conforme a necessidade do momento;
· Promover gincanas na área de matemática;
· Participar dos programas direcionados pelo MEC;
· Promover grupos de estudo com o corpo docente;
· Envolver professores e alunos em atividades culturais extra às atividades de rotina escolar;
· Realizar diagnósticos e análises de dados do desempenho acadêmico;
· Promover projetos de leitura, escrita e cálculos;
d) Trabalhar com toda a comunidade escolar conceitos de respeito. disciplina,
responsabilidade, ética, amor ao próximo e outros;
· Abordar os temas transversais;
· Promover momentos de reflexão e palestras educativas que possam contribuir com a
conscientização da comunidade escolar;
· Aplicar dinâmicas de grupo;
· Utilizar vídeos;
· Desenvolver projetos relacionados à ética, disciplina, responsabilidade e respeito mútuo.
e) Promover eventos educativos e recreativos;
Promoção de eventos educativos por ocasião de datas cívicas e comemorativas relacionados
ao: Meio Ambiente, Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore,
Dia do Estudante, Independência do Brasil, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Natal;
através de: Teatros, Excursões Culturais, Gincanas, Olimpíadas, Feira Cultural, Mostra
Científica e Folclórica, Comemorações e Exposições de trabalhos em todas as áreas do
conhecimento.
f) Projetos que são desenvolvidos na escola e que também fazem parte do nosso Calendário
Contínuo.